![]() |
Em face da renúncia do Papa Bento XVI, o Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, emitiu mensagem acerca do assunto, afirmando que a atitude do “Santo Padre” é prevista no Código do Direito Canônico.
Pessoalmente e, em nome da Diocese de Guarabira, o Bispo Dom Lucena disse que a atitude do Papa Bento XVI foi eivada de lucidez. “Em meu nome pessoal e da querida Diocese de Guarabira desejo manifestar amorosa proximidade a Sua Santidade que de forma santa, sábia, segura e prudente vem governando a barca de Pedro durante estes quase oito anos de pontificado. A lucidez da sua inteligência e sua intimidade profunda com Deus, seu Pai em Cristo pelo Espírito, neste Ano da Fé, impulsiona a Igreja e a remete para a fonte mais límpida de seu Mestre e Senhor”, relata o representante da Igreja Católica do Brejo Paraibano.
Leia a mensagem de Dom Lucena:
Mensagem de Dom Lucena sobre a renúncia do Papa Bento XVI
Neste dia 11 de fevereiro de 2013, o anúncio do Santo Padre, o Papa Bento XVI, sobre a sua renúncia ao Ministério Petrino como Bispo de Roma, no próximo dia 28, nos surpreendeu e nos revestiu de intensa manifestação de gratidão pelo seu rico pontificado. Em meu nome pessoal e da querida Diocese de Guarabira desejo manifestar amorosa proximidade a Sua Santidade que de forma santa, sábia, segura e prudente vem governando a barca de Pedro durante estes quase oito anos de pontificado. A lucidez da sua inteligência e sua intimidade profunda com Deus, seu Pai em Cristo pelo Espírito, neste Ano da Fé, impulsiona a Igreja e a remete para a fonte mais límpida de seu Mestre e Senhor.
A renúncia do Papa é prevista no cânon 332 § 2 do Código de Direito Canônico. Uma decisão livre e pública, como aconteceu nesta sexta-feira no Vaticano.
O próprio Papa Bento XVI disse em entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald, em 2010, texto do livro «Luz do Mundo – O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos», que poderia renunciar se um dia chegasse a conclusão que não tinha mais condições de governar a Igreja. O gesto de sua renúncia mostra a sua coerência e a certeza de que o Espírito Santo guia a Igreja e assiste o Papa.
Agradecemos ao Santo Padre pela forma fiel de conduzir a Igreja, pelo imenso bem que ele tem feito, os sacrifícios pelos quais tem passado, e garantimos-lhe nossas orações e filiais afetos na nova vida que, com todo direito, levará daqui para frente, totalmente dedicada à oração pela Igreja.
Destacamos o gesto de profunda humildade do Santo Padre ao tomar esta decisão, com a qual reconhece suas naturais dificuldades imposta pela idade.
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Nenhum comentário:
Postar um comentário