A Festa da Luz deste ano contará com mais novidades, no que diz respeito ao quesito segurança. A organização da festa adotará pulseiras de segurança que serão destinadas às crianças de até 11 anos de idade, que forem participar das festividades acompanhadas dos seus pais ou responsáveis e as entradas que dão acesso aos shows das atrações contratadas terão reforço na segurança.

A novidade ficou acertada durante uma reunião, entre o diretor de Eventos e Turismo da Prefeitura Municipal de Guarabira, Carlos Madson; o responsável pela parte de vistorias de palcos, camarotes, barracas e parques de diversão, Tenente Nogueira, e a Major Jousilene Sales, Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, ocorrida na sede do 3º BBM, na manhã desta sexta (11).
De acordo com o Tenente Nogueira, os camarotes deverão apresentar a solicitação da ART (Anotações de Responsabilidades Técnicas, da montagem e da instalação elétrica), cada camarote terá que ter duas escadas, extintores de incêndio, sinalização e iluminação de saída e guarda corpo.
Quanto aos palcos, também deverá ser apresentada as ARTs de montagem, extintores, iluminação de saída, guarda corpo e escadas.
Já as barracas que comercializarão bebidas e comidas típicas, terão que ter extintor de incêndio, de quatro quilos de PQS para cada duas barracas, instalação elétrica protegida, aterramento, dijuntor protegido para não passar corrente elétrica para as pessoas.
Nos parques de diversão irão ser exigidos pelos Bombeiros, a ART de montagem e das instalações elétricas, extintores para cada brinquedo, saídas de emergências e serão verificadas as condições de uso dos brinquedos, se têm ferrugens, se estão quebrados, entre outras coisas que se constatadas causará a interdição do mesmo.
No caso de o descumprimento das normas estabelecidas, o proprietário será notificado. Se a vistoria tiver sido feita antes da festa, haverá um prazo para a adequação, caso seja observado o problema no dia da festa, será feito um relatório para seja encaminha ao Ministério Público e o local será interditado até a segunda ordem.

Nós também conversamos com o Diretor de Eventos e Turismo da cidade. Madson destacou as inovações na segurança da festa, com a criação das pulseiras de segurança, para as crianças menores de 11 anos que estarão se divertindo nos parques de diversão possam ser localizadas em caso de se perderem. Na pulseira constará o nome da criança e o telefone dos pais para que as autoridades ou qualquer pessoa possa fazer a localização. Segundo Madson, durante as seis noites de Festa da Luz, deverão passar cerca de cem mil pessoas por Guarabira e a secretaria está muito preocupada em como controlar a comodidade de todos.
Madson disse também que a organização do evento está tendo que adotar normas rígidas de segurança e, para isso está buscando a orientação e a parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Ainda de acordo com o Madson, também serão montadas barreiras com seguranças, em todas as entradas da parte profana da festa, para evitar que pessoas entrem com armas e garrafas de vidro.
Também já ficou definido como e onde serão instalados os camarotes. Segundo Carlinhos, o camarote oficial da Prefeitura ficará próximo ao palco e terá uma área destinada para a instalação de um lance de camarotes que serão comercializados por um particular junto aquelas pessoas que desejarem comprá-los.
A exemplo do não passado, a festa contará com dois palcos para que proporcionarão mais agilidade nas apresentações das bandas. Este ano a imprensa também terá acesso às atrações para que possa realizar entrevistas com os artistas.
Por fim conversamos com a Major Jousilene Sales. Ela antecipou para a nossa reportagem que já está providenciando um corso de primeiros socorros, para que todos os bombeiros militares que irão trabalhar na festa possam falar a mesma língua e se entenderem melhor, numa possível necessidade. Ela também falou sobre as pulseiras de identificação que serão distribuídas entre as crianças que participarão da festa e um posto do Corpo de Bombeiros para que as pessoas possam tirar dúvidas.
Jousilene Sale disse que em breve marcará uma entrevista coletiva com a imprensa para divulgar todas as ações do Corpo de Bombeiros durante a festa da padroeira de Guarabira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário