sábado, 26 de janeiro de 2013

Ricardo e Pâmela consumiram 34 quilos de mero (peixe em extinção) e colunista revela relatório completo do TCE


O Relatório do TCE que apura denúncias na Granja Santa referente a compras consumidas em 2011, revela que o  governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, chegou a consumir 34 quilos de mero (Epinephelus itajara), peixe que  está em extinção e é protegido por um Portaria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ) de nº 42/2007 que proibiu sua captura, transporte, comercialização, beneficiamento e industrialização da espécie no Brasil.
 Mero
O mero é um dos maiores peixes na costa brasileira, ultrapassando até o pirarucu. Cresce lentamente e vive mais de 40 anos. Já em 2012, quando foi fazer uma nova licitação para Granja, a secretária de Administração chegou a distribuir nota avisando que retiraria da licitação o peixe em extinção. Assim foi feito, um novo processo sem o mero.
Leia a nota abaixo:
 "A análise das propostas foi concluída e algumas empresas foram desclassificadas para concorrer em alguns ítens, mas elas continuam participantes do processo, com outros", declarou Ana Maria. Acerca do ítem 5 que constava na licitação, o peixe Mero, cujo fornecimento é proibido pelo Ibama, a diretora informou que o ítem foi removido. "Nós não sabíamos dessa proibição. Graças a informação veiculada através da imprensa, fomos atrás e constatamos que o peixe é proibido, por isso ele foi removido. A exclusão do ítem foi publicada no Diário Oficial do dia 25 janeiro de 2013".

No relatório do TCE,  na página 77 é comprovado que o governador comeu o peixe proibido ainda em 2011. Foram 22 quilos em julho e mais 12 quilos em agosto daquele mesmo ano.
No ano passado este colunista denunciou a licitação da Granja neste mesmo espaço e a bióloga, Fernanda Ribeiro de Franco, que trabalha no Instituto Ambiental Vidágua e que já participou do projeto "Meros do Brasil" se disse espantada com o caso que envolve a licitação promovida pela Secretaria de Administração do governo da Paraíba, onde 800 Kg de "filé de Mero", foram incluídos entre os gêneros alimentícios a serem adquiridos para a residência oficial do governador, Ricardo Coutinho (PSB). "Eu realmente nunca vi nada parecido com isso. É realmente um escândalo". E completou: "Nunca vi nada tão escancarado", lamentou.

Leia todos os detalhes desta licitação e tenha acesso a todos os documentos,  acessando aqui  o Blog do Clilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário